Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

terça-feira, 27 de julho de 2010

A cruzada contra os coloridos

Bem, bem, bem... manifestar-me-ei. To passada com várias coisas e várias pessoas. O twitter é ótimo, mas ao mesmo tempo me aproxima demais de muita gente e muitas opiniões que, como posso dizer, me irritam.
Acho o cúmulo do absurdo as pessoas se sentirem no direito de julgar os outros pelos seus gostos. Acho inacreditável! E pior, pessoas acharem que elas sabem e devem decidir o que as outras pessoas podem ou não gostar.
Assunto do momento: Os coloridos. Tão atormentando os coitados e quem gosta dos coitados. Pergunto: WHY, GOD, WHY????
Provavelmente isso vai ficar um pouco incoerente porque tenho um monte de coisas pra falar e to muito puta com o assunto, mas enfim, comecemos por partes.
Há aquelas pessoas que dizem que é absurdo gostarem disso, é vergonhoso e blá blá blá. Deus, qual é o problema? É uma manifestação cultural artística que chamou a atenção de algumas pessoas. Pronto! Não chamou a sua atenção? Você não gosta? Ok! Seu direito e eu respeito isso. MAS VOCÊ TAMBÉM TEM QUE RESPEITAR QUEM GOSTA, PORRA, VOCÊ NÃO É O DONO DA VERDADE PRA ACHAR QUE PODE DECIDIR QUE O FULANO É INFERIOR A VOCÊ SÓ PORQUE ELE GOSTA DE RESTART E VOCÊ DE BEATLES.
Lembro aqui que eu nunca nem vi esse tal de Fiuk, não sei como ele é, só sei que é filho do Fábio Jr. Também nunca vi Restart, não tenho idéia de quem eles sejam. Já vi Justin Bieber e a cara dele me irrita, mas nunca ouvi o coitado, ou seja, não estou defendendo porque eu gosto, to defendo porque todo mundo tem direito de gostar do que quiser sem ser diminuído por idiotas nojentos. Defendo aqui o direito que muitos por aí usam sem saber o que significa.
Por exemplo: Um fulano faz exatamente o que eu estou tentando combater aqui, fica chamando de burro e retardado todo mundo que gosta de Fiuk e companhia, aí vem Felipe Neto (que também nunca vi na vida) e faz um videozinho fazendo a mesma coisa que o fulano. O fulano adora!!! Mas uma pessoa que não concorda com as críticas do Felipe Neto e do fulano vai e faz uma crítica a eles. Aí vem o fulano e comenta que o Felipe Neto tem "direito a se expressar" e que essa pessoa é uma idiota por não entender isso. Mas será que passou pela cabeça do fulano que essa pessoa também está dentro do direito dela de se expressar? Liberdade de expressão vale pra todos, caramba! Por isso que, embora achando super nada a ver as críticas do Felipe Neto, não vou ficar chamando ele de retardado, porque ele tem sim, TODO o direito de se expressar, mesmo sua expressão sendo uma crítica a própria liberdade de expressão, o que faz com que qualquer pessoa de bom senso perceba o tamanho do absurdo contido no discurso dele e do fulano.
Outra coisa: Algumas pessoas até tentam defender os coloridos de alguma forma, dizendo que não há problema nenhum no fato de as CRIANÇAS gostarem deles. Discordo! NÃO HÁ PROBLEMA NENHUM NO FATO DE QUALQUER UM GOSTAR DELES! Cada um gosta do que quer, minha gente, por favor, presta atenção. Você pode não gostar, pode zuar a banda, o estilo e tudo o mais, mas por favor, PAREM DE JULGAR AS PESSOAS QUE GOSTAM! Já parou pra pensar que muita gente também pode te achar um retardado por gostar do que você gosta? Você ia achar legal? Duvido. Eu insisto nisso porque pra mim é o ponto principal: VOCÊ QUE FAZ ISSO TEM QUE ENTENDER QUE VOCÊ NÃO É SUPERIOR A NINGUÉM E NÃO TEM O DIREITO DE FICAR ZUANDO AS PESSOAS PELOS SEUS GOSTOS ARTÍSTICOS/MUSICAIS/CINEMATOGRÁFICOS ETC.
Óbvio que nesse ponto alguém vai dizer "Mas eles não são arte e blá blá blá". Essa é a SUA opinião, para outras pessoas, eles são sim e não há nada que você possa fazer. Mesmo que você fique com toda essa campanha de humilhação, os fãs vão continuar sendo fãs. Eu sei que o que eu estou fazendo agora não vai adiantar nada também, pois quem faz esse tipo de coisa dificilmente vai conseguir entender o que eu to querendo dizer. Paciência. Fiz minha parte.
Ah! E se você tá preocupado se as pessoas que são fãs do Restart hoje vão ter vergonha disso daqui há alguns anos, acho que isso é problema delas, não acha não?
Mais uma coisa, pessoas falando que é vergonhoso essa geração que admira Restart, pois as gerações anteriores admiravam Beatles e blá... Mas você se esquece que foi essa geração Beatleniana que gerou essa e foram eles que fizeram do mundo o que ele é hoje, talvez a geração "colorida" de agora seja quem vai fazer, daqui uns 50 anos, a diferença.
Não tenho nada contra os Beatles, amo!!!!!! Pra mim eles são incríveis e a maior banda ever! E nem de longe acho que Restart (mesmo não conhecendo) chegue à sombra do dedinho deles, mas veja, essa é minha opinião, embora seja compartilhada por muita gente. Um fã de Restart pode achar o contrário, ficaria pasma, óbvio, mas provavelmente um fã de Restart nem conhece Beatles, ou seja, não é excludente. Ele não tá falando que Beatles é ruim só porque gosta de Restart, ela pode gostar dos dois.
Sabe o que é engraçado? Eu tenho um gosto musical que seria considerado "bom" pelos "intelectuais" (o que pra mim já é um ponto contra, mas quando eu gosto, gosto e pronto, não ligo pra opinião dos outros!). Amo Beethoven, Bach, Piaf e etc... Mas e se eu gostasse de Restart também??? Eu seria retardada?? Ou você consideraria o meu gosto por Restart um "desvio" do bom gosto. Mas bom gosto do ponto de vista de quem?
Ai, gente... cansei! São pessoas preconceituosas e estúpidas, muito, mas MUITO mais do que os fãs dos coloridos que me fazem perder a fé nesse mundo. Só peço que vocês pensem um pouquinho. Só um pouquinho, please!!!!!!
Pra fechar, quero lançar uma pergunta, mas antes de qualquer pessoa responder, quero que pensem de verdade, não adianta virem com discursinho pronto não. Todo mundo fica falando que é desesperador as pessoas estarem ouvindo Restart ao invés de Beatles. Mas pense, pense só um pouquinho. Se Beatles surgisse hoje como banda, do jeitinho que ele é, sem toda a carga que recebemos de informações quando nascemos. Tipo, sai uma manchete no jornal hoje "Uma nova banda de Liverpool está no Brasil para fazer um show", aí eles chegam e cantam uma música que diz:

Olá, Adeus

Você diz Sim, eu digo Não
Você diz Pare mas eu digo Vá, Vá, Vá

Oh não
Você diz Adeus, e eu digo Olá
Olá, Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá, Olá Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá

Eu digo Alto, você diz Baixo
Você diz: Por quê? e eu digo: Eu não sei!

Oh não
Você diz Adeus e eu digo Olá
(Olá, Adeus, Olá, Adeus!)
Olá, Olá
(Olá, Adeus)
Eu não sei por que você diz Adeus, eu digo Olá
(Olá, Adeus, Olá, Adeus!)
Olá, Olá
(Olá, Adeus)
Eu não sei por que você diz Adeus, eu digo Olá
(Olá, Adeus)

(Por que, por que, por que, por que, por que ,por que você diz
adeus, adeus, tchau, tchau, tchau, tchau, tchau)

Oh não
Você diz Adeus e eu digo Olá
Olá, Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá, Olá, Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá

Você diz Sim (Eu digo Sim)
Eu digo Não (mas eu posso dar a entender que Não, eu posso ficar até que seja a hora de ir)
Você diz Pare
E eu digo Vá Vá Vá

Oh não
Você diz Adeus e eu digo Olá
Olá, Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá, Olá, Olá
Eu não sei por que você diz Adeus
Eu digo Olá, Olá, Olá
Eu não sei porque você diz Adeus
Eu digo Olá AAAA AAAA AAAA AAAA OlÁAAA

Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a,
Hay La, Hey Hello-a...

Você ia amar e dizer "Oh, meu Deus!!! Essa é a maior banda de todos os tempos, não há nada melhor!!!!" Ia??? Ou você iria chegar no twitter e dizer "Nossa, veio uma bandinha lá de quatro caras ingleses cantando uma musiquinha que só falava 'oi' e 'tchau' e as meninas ficaram loucas... bando de retardadas"? Qual você acha mais provável???
Só pensem...
And in this days I'm not loving you so much. Actually, shame on you.

P.S. Toda essa minha indignação começou, além dos comentários no twitter, dos comentários nesse post: http://paprica.org/2010/07/nao-faz-sentido/

24 comentários:

  1. Issaeeeee dá alokaaa em tudo!
    brinks, mas isso é verdade, ODEIO quem fala de uma coisa sem conhecer. Eu que amo heavy metal sei muito bem como é, as pessoas chegam e falam "ai, pq é do demonio, é satanico, é só gritaria, e blá" TOMARNOCU nem viu letra nem musica e fica falando merda!
    Odeio noobs que querm palpitar em tudo, incluindo F1.
    ODEIO!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha, achei simpático, principalmente a parte da música do Beatles (é assim que escreve?). O que é "os coloridos" e quem é Felipe Neto???
    Ah, discordo de uma coisa, como todo mundo tem direito a se expressar eu tenho o direito de zuar todo mundo (não estou falando desse povo que eu não sei quem é e coisa e tal)!!! Minha opinião, e zuo mesmo hehehehe

    ResponderExcluir
  3. Ah, mas quando zuo algo não quer dizer que me acho superior aos que gostam do que estou zuando... até porque zuo coisas que eu gosto...

    ResponderExcluir
  4. Eu sei, Fernando! E como disse, cada um pode zuar quem quiser, você tem esse direito. O que to reclamando é de pessoas que ficam diminuindo e humilhando os outros por motivos idiotas.

    ResponderExcluir
  5. seria mais facio tacar uma bomba atomica e acabar com tudo!!!
    problema resolvido

    ResponderExcluir
  6. Excelente. O mundo precisa de mais pessoas como você.
    Meus parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada, Prado!
    E, anônimo, uma bomba atômica não resolveria nada. Tivemos duas no Japão em 1945 e elas não foram muito úteis. Mas se fosse, tipo, umas 100, talvez resolvesse sim, esse e muitos outros problemas.

    ResponderExcluir
  8. Ah! Os coloridos são as bandas que estão surgindo, que são meio coloridas. Tipo Restart, a do Fiuk, etc... Mas eu também não conheço para falar direito...

    ResponderExcluir
  9. É um carinha que faz vídeos falando mal dos outros, pelo que eu entendi.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que os Coloridos são uma puta discriminação em cima dos daltônicos.

    ResponderExcluir
  11. Hahhahahahahaha, óbvio que você acha, Julio!

    ResponderExcluir
  12. Vou dar meu pitaco também, já que é de graça :3

    Concordo com a Mih. Parece que muita gente por aí se esquece de uma coisa básica para civilidade: a regra de ouro (http://en.wikipedia.org/wiki/The_Golden_Rule), uma das bases para os direitos humanos modernos. É o conceito de reciprocidade mais primitivo, inato ao ser humano (comprovadamente um animal social): aquela velha historinha do "Trate os outros como gostaria de ser tratado." Até macacos fazem isso, mas pelo visto a humanidade não é tão racional assim.
    Enfim, viajo demais. Coloridos, ok.
    O que falava sobre a regra de ouro é que falta auto-crítica a quem fala mal de tudo. Eles atacam com plena certeza de que sua verdade pessoal é universal e qualquer contra-argumentação (seja ela embasada ou não) é inválida pois... vai contra! É o que se chama Circulus in Demonstrando.
    Quem ataca acaba sendo tão irracional quanto a (como apresentam) vítima.

    É um sistema de crença tão forte há aqueles que se irritam quando se compara Beatles (uma banda que começou MUITO popular) a essas banda coloridas. Ora, os Fab Four se desenvolveram musicalmente, cresceram. E daí? Os coloridos não podem? E se não puderem, ou mesmo se não quiserem, o que isso afeta quem não gosta deles? Desculpe, mas IR ATRÁS de algo que não é feito para VOCÊ é não mais do que burrice (na MINHA opinião, que fique bem claro).
    Falam que antigamente não era assim, que as gravadoras são o demônio e empurram essa música goela abaixo. Oi, internet, prazer. Se em outros tempos uma pessoa não fosse fã de música pop, seria MUITO mais trabalhoso encontrar material que o agradasse, havia nichos e coisas inacessíveis para grande parte da massa consumidora. Agora que temos um acesso nunca antes visto a qualquer tipo de cultura, o que fazemos? Reclamamos do que sempre esteve ali.
    Não que o que sempre esteve ali seja "bom". Se agrada tanta gente é porque é de fácil compreensão. E isso é mérito também! Tomando como analogia a evolução dos seres vivos, muita gente erra ao pensar que evolução é igual a "a sobrevivência do melhor", o certo é a sobrevivência do mais adaptado. O conceito bom/mau é artificial e influenciado por N fatores. Se aquela música obtém sucesso, é porque fez algo certo, nem que seja repetir o refrão indefinidamente ao som de uma batida pulsante. Não é bom para VOCÊ? Pra mim também não. E daí? Liberdade de expressão é isso aí. A partir do momento que eu me boto acima de outra pessoa e me proclamo no direito de dizer a ela o que é bom e o que não é, já posso escrever "Arbeit macht frei" em cima da minha porta e viver sem peso na consciência.
    Tá, tô falando demais. Só queria dizer que falta gente no mundo com capacidade de compreender que o mundo não é construído ao redor delas. Uma opinião pode ser fortalecida, prestigiada, embasada, ou não... Ela pode ser considerada a pior de todas, mas ainda assim tem o direito de existir. O problema está em como a atacam, de modo completamente descortês e infantil. O foda é ter que explicar pra uma criança que a outra também pode jogar.

    ResponderExcluir
  13. Só mais uma coisinha: frases ecoadas por Felipeneteiros.

    "Antigamente o Rock tinha uma mensagem a passar."
    Claro, afinal um dos marcos do início do Rock, Elvis Presley não era chamado de "The Pelvis" e nem cantava músicas de melodia simples e agradável com temas como relacionamentos e mulheres.

    "É só um personagem, humor, você que não entende."
    Desculpe, mas chamar alguém de retardado e bichinha... nem no Zorra Total.

    "São um lixo mesmo!"
    Que bom. Tem algo melhor pra fazer do que ser um abutre que não come carcaça? Então o que tá fazendo voando em cima?

    Chega. Eu me estresso. ¬¬
    Desculpa se exagerei, Mih.
    Parabéns pelo post ^^

    ResponderExcluir
  14. Finalmente eu acho que entendi quem é o tal do Felipe Neto, é um indivíduo que fala mal das coisas que não gosta e tem um séquito (de babacas, desculpe, mas não me ocorreu outra palavra) que saem repetindo o que ele diz por aí, é isso? Engraçado, isso me lembrou aquele cara (não lembro do nome e não vou perder tempo de procurar) que fundou uma "religião" e se suicidou com todos os seus seguidores... esses caras eram espertos, hein...

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente amei seu comentário, Caio. Não exagerou nem um pouco. Você completou perfeitamente o post!
    E, Jaininha, acho que o "colorido" veio com o Restart, que usam roupas extremamente coloridas, e depois o Fiuk e banda foi incluído na expressão, mas não tenho certeza se foi assim mesmo, já peguei o conceito pronto (E antes que alguém venha aqui me criticar por isso, que fique claro que o post foi para defender a liberdade de expressão e gosto e não os coloridos, o que, no caso, me dá o direito de não precisar conhecer). E no orkut novo não tem mais "sorte de hoje" ):
    Fer, realmente, é isso mesmo que vc falou, mas não é só isso, qualquer dia perde um tempinho pra ver um vídeo do Felipe Neto pra vc ver COMO ele fala mal das coisas.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho super divertido ficar zoando essas pessoas. Não pelo gosto delas, eu pouco me importo se fulano gosta de banda X e eu de Y, mas enfim, eu gosto de zoar certas atitudes, como por exemplo, das pessoas que aparecem no vídeo "da puta falta de sacanagem".

    Não é porque elas gostam de Restart que vou zoá-las, é pelo que falam no vídeo. Mesmo se gostassem das mesmas coisas que eu zoaria do mesmo jeito.

    Diferença de gostos não nos faz superiores ou inferiores a ninguém, mas tenho que saber respeitar essas diferenças. Da mesma forma que não podemos sair ofendendo ninguém com ou sem motivo (embora fazer isso com motivo seja EXTREMAMENTE relaxante), não é bom responder essas ofensas, se não acabamos ficando no mesmo nível da pessoa que nos ofendeu.

    ResponderExcluir
  17. Exato, Mie. Você zuar alguém faz parte, o problema são certas pessoas se acharem no direito não de zuar, mas de humilhar certas pessoas simplesmente pelo gosto delas. E realmente não tem como não zuar as pessoas do vídeo "puta falta de sacanagem", mas é como você falou, não é porque são fãs do Restart, o motivo é outro e o tipo de zuação resultante é o mesmo tipo de zuação que nós sofremos quando dizemos uma coisa besta ou nossos amigos, etc.

    ResponderExcluir
  18. Hahahahahahahhaahahahahahaha, verdade!!! E tem mais, pena que eu não lembro.

    ResponderExcluir
  19. Caio se sente por usar expressões em outras línguas e..
    brinks ^^

    Mas sabe, diferenças é que movem o mundo. Tudo igual seria tão medíocre, tão cidade do interior!
    Sério, diferenças são o que há!

    ResponderExcluir