Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ah!

Lendo essas narquias aqui de literatura infantil para o trabalho, vejo cada coisa...
A mulher diz que literatura infantil, por ser, normalmente, de fantasia, é escapista (AFF!!!). Mas também diz que a literatura infantil surgiu pra ajudar a consolidar a família burguesa e blá, e que a criança passou a ser vista como uma parte dessa família e blá, mas me pergunto. Do que uma criança burguesa ia querer escapar?? Enfim...
É claro que uma criança tem seus problemas, mas não seria a vontade de escapar muito mais uma necessidade adulta? E nesse caso, não teria o Tolkien razão (é claro!!!) ao dizer que a literatura de fantasia é escapista sim (no sentido apresentado por ele) e não só pode como deve ser digna de ser lida por adultos e escrita por bons escritores?
Bom, o melhor deles é um gênio da literatura de fantasia, então acho que o Tolkien tem razão mesmo!!! (RSRSRS)
Love you.

2 comentários:

  1. Escapar deve ser mais especificamente "alienar-se", ou seja, significaria escapar da realidade e da verdade....imagino que seja algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Sim, mas o Tolkien encara de uma maneira diferente o termo. Ele diz ter diferença entre o escape do prisioneiro e a fuga do desertor, sendo a alienação o segundo caso. O texto é muito bom!!!

    ResponderExcluir