Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

quinta-feira, 20 de maio de 2010

James Stewart

Hoje é aniversário do James, um dos meus 3 queridinhos. É um grupo seleto. Não é qualquer um que entra não! Bom, esse aqui foi o que mais me deu trabalho, afinal, quando o conheci ele já tinha morrido há 10 anos. Era quase impossível achar os filmes dele (quase... porque eu sou foda!) e ele tem uma filmografia de 97 (!!) filmes. O fato é que devo ter pelo menos uns 80, alguns são impossíveis mesmo. James Maitland Stewart nasceu em 1908 e foi o queridinho de vários diretores, como por exemplo Frank Capra e Alfred Hitchcock. Ele era o máximo!!!!! Nem dá pra falar dos meus filmes preferidos dele porque eu gosto de quase todos (mas tem uns ruinzinhos...), mas tem alguns que merecem destaque:

A comédia dos acusados (1936)
Do mundo nada se leva (1938)
A mulher faz o homem (1939)*
Atire a primeira pedra (1939)
Que mundo maravilhoso! (1939)
Núpcias de escândalo (1940)**
A loja da esquina (1940)
A vida é um teatro (1941)
Festim diabólico (1948)
Winchester '73 (1950)
Meu amigo Harvey (1950)
O maior espetáculo da Terra (1952)
E o sangue semeou a terra (1952)
Um corpo que cai (1958)
Anatomia de um crime (1959)
O homem que matou o Fascínora (1962)

Chega, né! Tem mais filmes dele que eu amo, mas esses aí já ilustram um pouco... E, veja bem, eu gosto de A felicidade não se compra (1946), mas não é um dos meus preferidos dele, nem do Capra. E também gosto do Janela indiscreta (1954), mas não tanto quanto dos outros dois representantes Hitchcockianos da lista. O homem que sabia demais (1956)? Nem comento (vai ser ruim assim no inferno!) Enfim!
Feliz aniversário, James!!!!

*Ele merecia o Oscar por esse.
** Não por esse.

And there are nights when I think
I feel that stare
And I reach out my hand to stroke his hair,
But he's not there.
Jimmy Stewart

2 comentários:

  1. Você esqueceu de O último pistoleiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Mirane, também sou fã do James Stweart, não vi todos desta lista que vc mostrou, mas como também sou fã absoluto do Hitchcock, meu preferido do James é "um corpo que cai" para mim uma obra-prima absoluta do cinema. Mas "o homem que matou o facínora", de John Ford, é matador! Grande lembrança, valeu!

    ResponderExcluir