Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

segunda-feira, 1 de março de 2010

Correção

Então. Devido a uma grande falta de conhecimento de minha parte, afirmei para vários companheiros que o Sherlock Holmes do Guy Ritchie não era baseado em nenhum livro específico desse famoso detetive. Isso não é totalmente verdade. Tendo iniciado agora a leitura de "O signo dos quatro", pecebi, já no primeiro capítulo, 3 elementos presentes no filme.
O livro se inicia assim: "Meu cérebro rebela-se contra a estagnação. Dê-me problemas, dê-me trabalho [...]". Essa exata frase é encontrada no filme, na cena em que Sherlock está engatinhando em direção a Watson.
O segundo elemento é o fato de Watson entregar um relógio para Sherlock e pedir que lhe diga alguma coisa a partir da observação e dedução. No filme, temos o relógio encontrado no caixão de Lord Blackwood com Reordon, do qual Holmes deduz algumas informações que o levam ao local em que o pigmeu ruivo fazia seus experimentos para Blackwood. No livro, o relógio é do irmão falecido de Watson, mas as informações deduzidas por Holmes são praticamente as mesmas: os vários penhoristas e a embriaguez do propietário.
E, por fim, o capítulo termina com a apresentação de Miss Mary Morstan, que no filme é a noiva de Watson.
Enfim, só fiz isso pra me corrigir e porque achei legal!
Love you.

Um comentário:

  1. Na verdade, você não está totalmente equivocada, pois o filme realmente não se baseia em um livro específico de Doyle, ele busca elementos do universo criado pelo autor para o Detetive. Para mim, o filme é mais uma atualização iconográfica do universo do detetetive mais famoso da literatura e do cinema. É isso aí!

    ResponderExcluir