Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tá, mim não conjuga verbo, E DAÍ?

Mano, eu fico puta com esse povo nojento do twitter que fica corrigindo os outros, achando que é melhor que os outros só porque conhece a norma culta da língua portuguesa.
Ok, amigo, vamos conversar!
Em primeiro lugar você tem que saber que dizer pra uma pessoa 'vai aprender a escrever' é a mesma coisa que dizer para as crianças da África que estão morrendo de fome 'vai comer'. Ou seja, SE ELAS PUDESSEM ELAS JÁ TINHAM FEITO ISSO, RETARDADO!
As pessoas não escrevem errado porque elas querem e quem faz isso, eu aposto, você acha engraçado, não? Agora já passou pela sua cabecinha que se a pessoa tá escrevendo errado é porque ela não sabe e você ficar rindo dela e chamando ela de burra não vai adiantar nada?
Eu sei que se você teve uma formação escolar/acadêmica/whatever esses erros incomodam, me incomodam também, mas isso é problema delas! A não ser que você esteja tentando ajudar de alguma forma, cala a porra da boca!
Mim odeia gente assim!
E aí? Eu acabei de colocar um mim pra conjugar um verbo, vai vir me chamar de burra, analfabeta? Ah, mas dirá você 'mas você sabe que não é assim, você fez de propósito' POIS É AMIGO, ESSE É O MEU PONTO!! AS PESSOAS QUE NÃO FAZEM DE PROPÓSITO FAZEM PORQUE NÃO SABEM!
Eu fico absurdamente indignada. E eu juro que eu preferia ter um filho "burro" que não soubesse escrever direito do que um filho idiota que fica corrigindo os outros!
Você pode saber a diferença entre 'mau' e 'mal', mas aposto que quem não sabe é um ser humano muito melhor que você!
Agora me diz, qual é o seu ponto ao dar pití corrigindo os outros e chamando eles de burro? Melhorar o mundo? Ou simplesmente querer mostrar o quanto você é inteligente e conhece a norma culta do português? Amigo, uma novidade: a norma culta é SÓ UMA das variantes da língua portuguesa. E o fato de você conhecer e outra pessoa não, não faz de você um ser melhor que ela.
Outra coisa: a língua é, antes de tudo, uma forma de comunicação e se você está corrigindo alguém é porque você entendeu o que ela queria dizer e se você entendeu POR QUE TÁ CORRIGINDO? O twitter é uma rede social, não uma tese acadêmica!
Ninguém vira pra alguém e fala "ah, você está sorrindo errado" ou "não é assim que gesticula, seu burro!". Óbvio que se você não consegue entender o que a pessoa tá falando/escrevendo isso é um problema, mas não é esse o caso, né...
Agora se você só faz essas palhaçadas porque você é um amante da língua portuguesa e não quer que ela seja assassinada... VAI TOMAR NO MEIO DO SEU CU! Mais assassinato do que escrever errado é usar a língua como julgamento, preconceituosamente, pra rebaixar os outros, por mais gramatica e ortograficamente correto que esteja!
Bando de idiota!

11 comentários:

  1. Tá, chamar de burro eh mancada mas um toque de leve principalmente se há uma certa intimidade com o infrator pode né? Afinal de contas mandar um "mano, neste caso é 'mas' e nao 'mais' nao ofende.

    ResponderExcluir
  2. É claro que dar um toque não tem nada demais, meu ponto é mais pra esses generais da gramática que acha que falar/escrever certo é sinônimo de super inteligência e conhecimento e nem se dão ao trabalho de talvez imaginar que a pessoa não teve as mesmas oportunidades que eles.

    ResponderExcluir
  3. Que testículo hein?
    'Ou simplesmente querer mostrar o quanto você é inteligente e conhece a norma culta do português'
    Mim+conjugação não é sobre norma culta ou não, é sobre estar ERRADO, completamente diferente de norma culta e linguagem formal e informal, para!
    Existem sim pessoas que corrigem para se achar, mas é irrelevante, assim como 50% das pessoas falam por simples distração e não porque não sabem o correto. O que tem demais em ensinar o correto? O que tem demais de mostrar o jeito certo de fazer algo? Ofender é claro imoral, mas quem está de pití aqui é você, provavelmente porque foi corrigida.
    Agora comparar quem fala errado com crianças da Africa? Você se torna o tipo de pessoa que não pode ser levada a sério! Usando comparações tão absurdas dessa forma.
    Uma pessoa, que, por mais que não tenha estudo, está lá, usando o seu twitterzinho e sua internetzinha invés de buscar o MINIMO de conhecimento para ao menos conseguir se comunicar decentemente.
    "ai mas deixa falar, afinal é a internet e pipipi"
    Papo de vagabundo preguiçoso, isso sim.
    Alguem que fica vira e mexe falando errado sem querer, ou pior, PENSA que o correto é o jeito dele, eventualmente pode acabar sendo desclassificado de uma entrevista de emprego por falar assim.
    Já parou para pensar que as pessoas falam errado porque não há quem as corrija?
    Já parou para pensar que em certos momentos a pessoa deve falar corretamente para conseguir se equiparar com os outros concorrentes?

    Não corrigir é o mesmo que negligenciar, não estou falando para ninguem falar o portugues mais correto e culto em postagens e afins.
    somente usar o portugues correto para tomar COSTUME de fazê-lo, assim quando for preciso já está ok.

    O ser humano por natureza não gosta de ser corrigido, mas ao invés de reclamar que está sendo corrigido agradeça; se for um escorregão, as vezes vc nem reparou.
    Se você sempre fala assim, comece a adaptar para o certo.

    Você usar o uso de mim e eu e linguagem formal e informal para realizar um comparativo de igualdade social e até mesmo de situações caóticas (eu estive na Africa para trabalho voluntário, o buraco é BEM mais embaixo) é absurdo!

    A intenção é ótima, porém ficou exagerado

    ResponderExcluir
  4. Bem, primeiro: meu blog, escrevo o que quiser e do jeito que eu quiser.
    Segundo: sim, sou pitizenta mesmo e nem sinto muito.
    Terceiro: essa é a minha opinião, não disse que era a verdade universal.
    Agora, corrigir de boa, querendo ajudar, é uma coisa, já achar que é o rei da cocada preta só porque sabe a diferença entre mim e eu é o fim pra mim. Se você se acha no direito - e até mesmo no dever - de corrigir as pessoas e acha que está ajudando, bom pra você!
    Quanto à comparação que fiz, bem... eu entendi o que eu quis dizer e você pelo jeito não, já que aparentemente você parece pensar que as pessoas que não sabem escrever corretamente são preguiçosas/vagabundas. Deixa eu te contar um segredo, anônimo, algumas pessoas não tem as oportunidades que você teve ou que eu tive e a situação delas são comparáveis à fome na África sim, no meu ponto de vista. Do mesmo jeito que uma criança lá não pode simplesmente querer ter comida e ela aparecer, muitas pessoas não podem simplesmente querer aprender e aprender. Eu não sei em que mundo perfeito você vive, mas não é o mesmo que o meu, graças a Deus!
    Quanto a ser corrigida, fui mesmo, várias vezes, mas isso era de se esperar já que eu sou formada em Letras na melhor universidade do país.
    Agora só pra fechar eu sinceramente não sou obrigada a ver um bando de idiotas no twitter ficar com comentários do tipo "esse é burro mesmo" quando na verdade não sabe o grau de instrução da pessoa e nem o motivo dela não ter tido acesso a qualquer tipo de ensino e pior! Ficar corrigindo coisas que nem estão erradas a princípio e só é diferente da norma culta. 90% desses idiotas nem sabe a diferença entre norma culta e suas variantes e quer saber? Essa aqui não é minha aula para eu ter que explicar. Muito boa noite!

    ResponderExcluir
  5. [para Anônimo]
    que converseiro besta, hein, "Anônimo" (adoro um anônimo, não foi quem escreveu o "Amadis de Gaula", o "As 1001 noites", o “Anel dos nibelungos”, o “Tristão e Isolda”, etc., etc., etc.? - esse cara é um gênio!)...
    e pelo jeito andas a trabalhar no IBGE, então: "50% das pessoas falam por simples distração e não porque não sabem o correto."? Ou isso é apenas uma estratégia retórica (ou discursiva, como queira)? Um recurso para provar um ponto, assim como a comparação acima com os "pobres coitados da África" (que se vc tivesse criticado pela estereotipização - posso inventar algumas palavras ou só quem pode é o Guimarães Rosa??? - e certo preconceito - certamente acidental - que ela deixa entrever); ou ainda como, aqui, ao invés de rebater os seus argumentos, eu prefiro ridicularizá-lo...
    Não que eu não possa, de fato, rebatê-los. É que, para mim, é bem simples: a língua portuguesa, como qualquer outra, não é estática, ela muda com o tempo, se não me engano foi o Aristóteles (outro recurso retórico!!!) que disse que a língua é uma coisa (pra não dizer “ser”) viva. A isso eu acrescento (e outros, é claro, fizeram essa mesma objeção antes de mim) que a língua é um patrimônio da sociedade que a fala, do seu meio. Se é assim, como pode um falante da língua portuguesa estar falando errado o português? Uma pergunta intrigante, pelo menos eu acho.
    Ora, se a língua é, por assim dizer, do “povo”, ou seja, dos seus falantes, porque determinados falantes, baseados em outros falantes ilustres (que, diga-se de passagem, foram tornados ilustres) determinam o que é certo e o que é errado?
    Eu entendo perfeitamente que haja uma certa regulação da língua, ou seja, instrumentos de normatização da língua, como a escola, por exemplo, para facilitar a comunicação, mas, por outro lado, a língua também tem seus próprios meios de regulação porque seu objetivo é comunicar. Em outros termos, a língua (e olha ela parecendo um ser vivo novamente) quer se comunicar e ser entendida, portanto, ela mesma possui seus processos normativos e reguladores, que, eu diria, tendem a funcionar, porque as pessoas se entendiam antes das escolas e das gramáticas, pelo menos é o que eu suponho.

    ResponderExcluir
  6. Mas voltando ao cerne deste “testículo” (é esse o termo que vc gosta, né? – aliás, não sei se posso chamar-lhe de “vc”, talvez devia chamar de “senhor(a)”, mas é que o vc é ilustrativo do que eu comentava até agora pouco, já que, antes do “internetês” com o “vc” esse mesmo termo já foi “Vossa Mercê”, “Vossemecê”, “Vosmecê” e “Vossancê” até chegar no “você”; ah, antes ele era um pronome de tratamento, só agora que até as gramáticas que ditam o “bom funcionamento da língua” o reconhecem como pronome pessoal, que, de fato parece ser. Conclusão: não é a gramática que dita o funcionamento da língua, mas ela própria, a gramática apenas congela ela em um dado momento) que não é discutir a questão que a Mirane ou que vc discutem, mas apenas sacanear o seu comentário, chego, finalmente, ao ponto mais interessante da discussão que é o seguinte: vc está se colocando sempre numa posição de poder (como eu optei deliberadamente por fazer aqui também ao longo de todo o texto – e também como toda pessoa que se expressa faz porque quem fala quer convencer, esse é talvez o dado mais interessante do twitter e do facebook e do sei-lá-o-que, possibilitar que as pessoas se expressem e possam entender que essa é uma forma importante de poder), está se colocando como superior e capacitado para julgar e definir se está certo ou errado algo que não está na sua nem na minha alçada de definir (e olha que a princípio eu, como professor formado de português, poderia requerer esse lugar, imagino que vc também tenha uma formação para requerê-lo), porque a língua não está nem aí pra se vc quer que a língua permaneça como ela é agora ou como foi a 50 anos atrás...
    Eu fico, contudo, muito triste em perceber que vc é mais uma dessas pessoas que não conseguem ver para além do que está estabelecido, que aceita tudo que lhe é imposto sem nem mesmo questionar, pelo menos é essa a conclusão que eu tiro do seu texto. Além, é claro, a conclusão de que vc é, segundo vc mesmo, um “imoral”, o que é, na minha opinião, uma coisa interessante, embora eu duvide que seja na sua...
    Cansei, espero que possamos continuar a nossa brincadeira... (ah, eu ficaria muito contente se por algum acaso vc pudesse me enviar alguns dos seus livros autografados)

    [desculpem por dividir o texto em 2, mas ele não estava sendo aceito devido a sua extensão]

    ResponderExcluir
  7. Sou mesmo! E ainda vou educar seus filhos na universidade! Eu avisei que esse mundo tá perdido. :)

    ResponderExcluir
  8. é...só q se usassem um pouco do tempo para estudar, saberiam escrever corretamente as palavras, ao invés de ficarem achando desculpas! pois as redes sociais estao cheias de analfabetos e incultos de todo tipo!

    ResponderExcluir