Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

A única opinião que importa sobre a série Os Anéis de Poder

Finalmente assisti Os Anéis de Poder novamente e posso escrever sobre.

Chamo atenção para o fato de que assisti DUAS VEZES para tentar comentar com mais justiça do que comentaria assistindo episódio por episódio. Fez muita diferença. Como vocês sabem, reclamei muito de algumas coisas e alguns episódios isolados. Agora que vi como um todo, achei melhor, como sempre acontece comigo e adaptações de Tolkien.

Em primeiro lugar, repito que, se você me encher muito o saco sobre uma coisa antes dela acontecer eu vou pegar ranço e odiar de pirraça. Infelizmente eu sou assim. E, meu Eru, a encheção de saco antes da série sair foi insuportável. Teve uma hora que eu lia "Tolkien" na internet e já dava vontade de chorar. O tanto de merda... os absurdos... o racismo... o machismo... o "você é obrigado a gostar senão não é fã de Tolkien"... não sou obrigada. Óbvio, ÓBVIO que eu ia pegar birrinha da série. Pessoas sem problemas mentais passaram por isso, imagina eu. O ponto é que quando assisti a primeira vez, devido à obrigação de gostar e o alarde de "best thing ever made", eu odiei. ODIEI. Ah, fala sério... vocês ficam 5 anos fazendo propaganda do negócio e aí solta uma historinha bem meia boca? Faça o favor! E eu já tenho problemas com a Amazon em geral, então a implicância só crescia.

Mas agora estou mais calma (mentira) e assisti novamente e não odiei tanto assim.

Devo dizer que o último episódio ajudou bastante, nem sei se teria dado uma segunda chance se não tivesse gostado tanto dele.

Agora, assistindo novamente, acho que estou preparada para dar uma opinião (provavelmente temporária).

Visualmente a série é perfeita. Muito linda, muito bem feita, caprichada. A abertura é linda! Trilha sonora também perfeita, amei desde o começo. Amo os personagens, originais e inventados. O único que não gostei muito foi o Adar porque pra mim ele é ????????? 

Então o que mudou no meu gosto? Não muita coisa. A questão é que assistir um episódio por semana prejudica a apreciação, na minha opinião. Assistindo tudo junto acho que dá pra relevar a maioria das "merdas". É difícil aceitar os desvios da adaptação, mas você acaba acostumando. No meu caso, menos com a conversinha dos orques só quererem um lar e uma família (sure Jan). Acho, NA MINHA OPINIÃO, que isso não faz sentido em Tolkien, mas você aí pensa o que quiser. O que continuei não gostando? Algumas cenas são muito forçadas. Eu entendo que faz parte do cinema e da TV algumas cenas super clichê, mas se você souber fazer, fica menos pior, sabe... Tem horas que eu acho que a atuação tá tão ruim que você chega a "sair" da história e pensar "nossa, quem fez essa cena horrível?". Entende? Em uma história bem contada e bem desenvolvida, mesmo que não seja visualmente perfeita, você consegue ignorar essas pequenas coisas. Ressalto que isso não é exclusivo da série Anéis de Poder. [Atenção, vou ser um pouco metida aqui] Por causa dos anos de experiência no teatro, como atriz e diretora, e cursos de teledramaturgia e etc... eu implico muito com as atuações desde sempre. 99% das produções tem um probleminha ou outro e, geralmente, eu avalio o todo no final e vejo se dá pra relevar, sabe? Tipo, os filmes de O Hobbit tem algumas cenas/atuações péssimas, mas eu relevo porque, como um todo, eu gosto da produção (dwarves!!!). Marvel, em geral??? TERRÍVEL, mas eu gostava mesmo assim (não gosto mais, como vocês sabem, parei o amor no Endgame, not even sorry). She-Hulk, por exemplo, visualmente é um pesadelo, os (d)efeitos, meu pai... mas eu gostei, não achei nada grave nas atuações.

Gente, lembrando que isso é implicância pessoal minha, igual tênis. Eu trabalhei em fábrica de sapato e depois disso acho mil defeitos nos tênis das lojas, por isso dificilmente compro tênis. E, pra mim, em Os Anéis de Poder, tem umas cenas/atuações que faz eu fazer aquela cara do Michael Scott, sabe? Não to falando mal de nenhum ator da série aqui, amei o elenco. Mas excelente atores podem ter uma cena ruim ou atores medíocres podem ter cenas maravilhosas e às vezes a construção toda colabora pra evidenciar os defeitos. Sabe quando você assiste uma cena e pensa "hmm mas uma pessoa faria isso?". Eu sei que falando de fantasia isso fica complicado ("um Balrog faria isso?"), mas é uma coisa que você vê na hora, você olha e pensa "que cena besta, ninguém (no mundo ou na Terra-média) faria isso". AAAAAHHHHH não sei explicar, só sei que tenho implicância com isso e algumas coisas me incomodaram na série.

Outra coisa que me fez fazer cara de Michael Scott foi ficar jogando citação aleatória na série só pra criar uma resposta emotiva nos fãs. To dizendo que não funcionou? Não. Fã é bicho besta, a gente adora uma referência, mas às vezes eu pensava "that's too much". Claro, isso é completamente opinião pessoal minha.

Quanto aos desvios da obra, não acho que tem muito o que falar. É uma adaptação... considerando tudo, não foi tão ruim. Claro que eu poderia fazer uma lista de implicâncias minhas, mas eu entendo o processo e acho que, analisando a temporada toda, dá pra dar um desconto.

Um ponto que gostei muito na série foi a construção do Halbrand. Sabe aquele negócio de ficar óbvio sem ficar óbvio? Acho que ficou bem feito. Eles não poderiam apresentar um personagem chamado Annatar e entregar tudo de cara, então achei interessante como fizeram e posso confirmar que surtei grandemente quando ele conversa com o Celebrimbor. Tipo, eu sabia o que ele ia falar, mas a emoção de ouvir ainda foi emocionante:

Halbrand: Consider... A GIFT

Eu: AAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH HE SAID IT HE SAID IT OH MY GOD I'M GOING TO DIE

O que essa cena fez eu gostar da série não tá escrito, viu...

Adoro a Galadriel vivendo na força do ódio (entendo muito), mas às vezes achei ela meio insensível, sei lá... (não, não to falando da cena com o Adar. Meus problemas com aquela cena são outros, embora eu entenda o ponto da discussão que se desenvolveu).

E eu acho que é isso, gente. Gostei muito mais agora e, embora ainda tenha alguns problemas, não acho mais uma das piores coisas que já assisti (será se devo reassistir A Roda do Tempo?). No geral, na minha opinião, é uma série muito bonita e bem feita e dá aquele sentimento "de Tolkien" (mesmo eles se esforçando às vezes pra não dar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário