Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Preconceito

Eu odeio preconceito, odeio pessoas que saem por aí falando "ah, eu odeio Paulo Coelho, porque ele é literatura de massa", e daí? Qual é o problema?? O pior é que vc vai perguntar se já leu e a resposta é sempre não. Por que as pessoas fazem isso?? São retardadas. É igual com a saga Crepúsculo... ficam fazendo charminho e os que leram e gostaram têm medo de admitir, então ficam lendo escondido e depois falam mal para os amiguinhos. Afff, além de preconceituoso é falso. Só pq o professorzinho falou que é ruim.
Bom, aqui vai então. Eu sou formada em letras pela Unesp de Rio Preto, ou seja, o melhor curso de letras do Brasil, segundo o MEC. Sou quase mestre em teoria da literatura* e digo: Paulo Coelho é literatura sim!!! E falo isso pq li, não porque alguém me disse. E a saga Crepúsculo é muito boa também. Li os quatro em uma respirada só. Isso não é sinal de que o livro é bom? Ou não? Ah!!! Os críticos diriam que não, afinal, é só um historinha de amor, sem trabalho com a linguagem, e também nem é metaficcional. Se fosse uma hsitorinha de amor entre uma humana e um vampiro num romance metaficcional. OOOOHHHH!!!! Que grande obra. Crítico é uma praga mesmo.

* Quem me conhece sabe que eu fui altamente irônica nessa afirmação, afinal não acho que título ou diploma vale alguma coisa quando o assunto é literatura. A única coisa que qualifica ou não alguém a dizer alguma coisa é a leitura. Se um mendigo semi analfabeto leu um livro e expressou a sua opinião, ela vale pra mim tanto quanto a do Antônio Cândido. Pq ele leu, e isso lhe da o mesmo direito de qualquer crítico ou teórico por aí. Mas para aqueles que acham que precisam de algum amparo e que não conseguem dizer que gostam de alguma coisa a não ser que seja legitimado pela academia, aí fica a minha opinião. Embora eu prefira que ela seja considerada como a de uma leitora e não a de uma "especialista" em teoria da literatura.

2 comentários:

  1. Como eu disse no twitter, já cansamos de discutir essa coisa de literatura e você sabe que nossa opinião diverge muito nesse aspecto. Então deve saber que eu discordo de muita coisa que você disse, mesmo concordando em outros aspectos.

    Concordo, por exemplo, na parte em que você fala de pessoas que criticam um livro sem nunca ter lido ou que não gostam por ser "literatura de massa". Acho isso, sim, ridículo. Um dos meus livros preferidos, "A menina que roubava livros", já esteve por muito tempo na lista de mais vendidos da Veja e já vi muita gente me dizer que não leu por causa disso.
    Ainda assim, se eu dissesse que nunca fiz isso, eu é que estaria sendo ridículo e por aí vai. Então eu evito ao máximo me comportar de tal maneira, porque realmente me sinto incomodado quando o fazem.

    Quanto a Crepúsculo, eu já li boa parte dos livros, então me sinto no direito de criticar. Não sei se é certo ou errado, mas é a forma como eu penso.

    HAHA Tô lembrando daquela conversa no começo do ano, quando eu e Pedro falamos do nosso conceito de "Literatura" e "literatura". Acho que ainda penso bem daquele jeito.

    Algo me diz que isso ainda será alvo de muitas discussões (no bom sentido, veja bem) entre a gente.

    ResponderExcluir