Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

sábado, 8 de junho de 2013

O tapete da realeza não é mais verde


Trabalhar na Copa das Confederações só me fez ter mais certeza de que eu sou azarada. Eu estou trabalhando no segundo maior evento futebolístico do mundo e as pessoas que conheço não gostam de futebol.
Eu sempre achei que eu dava muito azar, mas eu estava errada. Não é que eu atraia quem não gosta e/ou não liga pra futebol, é que as pessoas no Brasil simplesmente não gostam mais de futebol. A prova disso veio na notícia que o Fer me deu semana passada de que a maior torcida do Brasil não é a do Flamengo, nem a do Corinthians, mas sim "eu não gosto de futebol". E isso me deixa mais triste do que eu posso expressar.
Por que seria isso? Alguém pode me explicar? Nem me vem com essa de que é a corrupção no futebol brasileiro porque não existe nada mais corrupta do que a FA inglesa e os números de "não gosto de futebol" na Inglaterra são quase inexistentes. O que foi então, cansaram? O futebol brasileiro foi tão bom por tanto tempo que cansaram de ganhar? 
No Maracanã, no dia do jogo do Brasil, o estádio estava lindo, cheio e cheio de incentivo, mas era tudo falso. Não eram torcedores, eram só uma platéia treinada, que seguia um roteiro pré estabelecido por platéias anteriores. Devia ter torcedores lá no meio, mas eram tão poucos que passaram despercebidos. Por isso não tem púplico nos jogos de estaduais e do nacional, porque se não é um espetáculo como Brasil x Inglaterra, se é só um jogo, sobram poucos pra assistir. E numa hora hora dessas eu até choro de felicidade e orgulho de ser corinthiana. Porque continua tendo torcedores indo aos jogos. No jogo contra o Tijuana eu fiquei boquiaberta com um grupinho na torcida do Corinthians que ficava na minha visão periférica e eles pularam não só o jogo inteiro como antes e no intervalo também. Eles deviam treinar pra terem condições físicas, não era possível.
Falo do Corinthians porque sei, porque vejo, é o meu time, mas deve ter outros pelo Brasil, times que ainda podem contar com o apoio de seus torcedores. Eu sei que todo time tem os doentes como eu que apoiam independente de qualquer coisa. Mas eu to falando de quem tem mais desses. To falando de quem pode dizer que teve torcida no jogo e não meros expectadores que foram conhecer o estádio e ficou pra ver um jogo.
E a Copa das Confederações vai ser assim, já está sendo assim com os voluntários. Estão aqui pelo evento, não pelo futebol. Claro que eles tem todo direito de fazer isso, mas eu também tenho direito de ficar triste por isso.
Vocês sabem, ou deveriam saber, que eu não gosto muito do Flamengo, nem do Fluminense, na verdade de nenhum time carioca. Mas algumas coisas aqui são o que me dão esperança agora que estou longe dos jogos do Corinthians. O prédio onde estou explode quando o Fluminense joga (e eu nem sabia que eles tinham torcida); na festa junina que fui hoje a torcida do Vasco e do Flamengo quase me fizeram chorar quando o animador da festa fez a brincadeira dos times. Ou talvez eu quis chorar só porque tocaram o hino do Corinthians e eu to morrendo de saudade dos meus meninos (btw Sevilla, sai pra lá, o Ralf NÃO SAI!) e de gritar VAI CORINTHIANS, mesmo tendo feito isso num bar ontem.

7 comentários:

  1. Oi.

    Não sabia desta pesquisa apontando que os que não gostam são maioria.
    Na realidade em que vivo isso não se confirma.
    Conheço muitos que se recusam a ir a estádios por medo da violência, mas sentam na frente da TV e só saem quando o jogo termina.

    Será que agora é "moda" dizer que não gosta de futebol e o povo anda afirmando isso mesmo gostando?
    Porque não conheço quem fique impassível diante de um jogo, nem que seja só pra reclamar que o time tá jogando mal.

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom ouvir isso... espero que sim. Eu só encontro gente que não liga e isso é horrível, eu prefiro quem odeia meu time, mas pelo menos gosta de futebol.

    ResponderExcluir
  3. Também estou meio triste com essa situação, agora todos só sabem falar mal do Brasil...
    Aqui é o país do futebol, o melhor e maior esporte do mundo !

    ResponderExcluir
  4. Realmente Abraão. É muito desanimador.

    ResponderExcluir