Informações não pedidas e tão pouco necessárias

Minha foto
I hate everything, except some things

sexta-feira, 1 de julho de 2011

What about me?

Não é ridículo quando você já desistiu de tudo e alguma coisa considerada absurdamente boba te faz ter um pingo de esperança? Principalmente quando se sabe antecipadamente que essa esperança será... desperdiçada.
Mas nenhuma esperança é desperdiçada. A parte boa de ter esperança não é a realização do que esperamos, mas o ato de esperar alguma coisa, não é? Eu acho... por isso que é tudo tão difícil quando não se tem esperança alguma.
Qual é a razão de qualquer coisa? Eu não consigo nem verbalizar a pergunta.
Eu queria conseguir falar aquilo que eu to pensando, mas no fim o que acaba acontecendo é eu ver aquilo que eu penso expresso por outras pessoas, seja em livros, filmes, frases...
Alguém de vocês já teve a impressão que está sendo brilhante em alguma coisa interna, mas simplesmente não consegue transmitir nem sombra disso? Pois é...
Algumas coisas me assustam, percebi isso lendo 2666, do Bolaño. E eu não sei explicar o que é... sabe a falta de coerência no comportamento de alguém? Pois é... não a loucura. Loucura é familiar. Mas sim presenciar algo que é o seu maior medo, mas o desejo de outra pessoa. Se não o desejo, ao menos uma confortabilidade não imaginável com determinadas situações. Não fui clara. Não consigo explicar. E às vezes imagino que posso representar isso, o que é mais perturbador ainda.
E quando as pessoas distorcem o foco. Isso me irrita profundamente. Mas eu acabei de fazer isso. Não distorci o foco do post, já que ele não tem foco algum, mas o foco do pensamento. E me perdi.
É tão claro. Duas histórias distintas. Duas. Por que misturar tudo? São duas coisas importantes, relacionadas, mas diferentes. Tão simples.
Me lembrem, por favor, de jamais ter certeza de nada. Nada é certo. As coisas podem mudar em segundos, embora, talvez, haja uma certa constância.
E dessa vez eu não estou sendo pessimista ou otimista, estou só dizendo.
Aproveitando esse momento, sinto muito por ser eu. Eu sei que sou ridiculamente insuportável e imagino o esforço que é gostar de mim. Mas algumas pessoas continuam...
Óbvio que nada disso vai fazer sentido nenhum daqui alguns dias, talvez daqui algumas horas ou minutos. Eu me arrependo da maioria das coisas que digo ou escrevo, mas acho que deve ser assim. Em cada post eu cristalizo um estado de espírito que talvez nunca mais se repita. E eu gosto de me lembrar como me senti em relação a certas coisas, certos dias. Mesmo que me arrependa depois.
Além de pensamentos aleatórios, duas coisas me "fizeram" escrever hoje. 2666 e Lost.
Prometi um post sobre Lost quando terminou... estou fazendo agora.
Sim, acabei de assistir agora. Mais uma vez.
Como série de TV aceito todas as críticas que você possa ter, se você assistiu as 6 temporadas completas. Mas como um meio de compreender as coisas, os pensamentos, Lost é perfeito pra mim, por isso, não! Não aceito sua crítica em relação a isso. Principalmente porque eu não tenho que aceitar nada. Essa é a sua opinião e ela não vai mudar a minha. Não porque eu seja cabeça dura, embora eu seja. Mas porque você sabe que Lost te diz alguma coisa que você não consegue entender bem, algo que está ali escondido - seu teor de verdade, diria Benjamin (Walter, não Linus) - isso te incomoda. Me incomoda também, tremendamente. Mas me encanta. Lost diz alguma coisa sobre o mundo, as pessoas, a vida, de uma forma inacreditavelmente fácil de absorver, mas impossível de expressar. Independente de qualquer crença que os interpretatistas de plantão possam encontrar lá. É algo além disso.
Em tempo, devo dizer pra quem assistiu e não gostou ou pra quem ainda não assistiu e vai assistir, na verdade, pra todos: Lost fala sobre pessoas, não sobre uma ilha. Sobre pessoas numa ilha, se você preferir, mas o foco não está aí. Está no que passaram juntos, independente do lugar (e isso é bem óbvio se você prestar atenção no que o Christian diz). E se você quiser encontrar algum teor factual aí, definitivamente não é a ilha.
No fim esse vai ser o post sobre Lost que prometi há séculos. Embora não seja de forma alguma algo que faça justiça ao que eu sinto quando vejo aquele último episódio.
Quanto ao 2666... bem, tem a ver mais com aquele medo que já falei. Citarei em um post futuro (talvez em breve, talvez nunca) alguns trechos.
Acho que é melhor parar por aqui ou falarei mais que o permitido pela sanidade.
What about you?

2 comentários:

  1. Oi Mi, apesar de não partilhar 'totalmente' o entusiasmo por Lost (você sabe), sua visão é maravilhosa, e relembrando pelo seu post, realmente foram momentos inspiradíssimos baseados somente nas pessoas de Lost, ou nas pessoas em geral, pois, como você mesma disse, Lost é sobre Pessoas.

    mas o que mais me chamou atenção neste post foi o seu comentário sobre 2666... me sinto EXATAMENTE como você se sentiu, é uma coisa tão grande, tão inspiradora que cresce dentro de você, mas não dá pra expressar de forma alguma.

    para todos que me dão a oportunidade, eu indico: leia 2666.
    me perguntam: é sobre o que?

    engasgo, fico sem palavras por um tempinho... e o máximo que consigo dizer é: 2666 é VIDA (assustadora, implacável, inexplicável), não dá pra descrever melhor.

    sei que você está indo láaaaa pra lonjão, mas volta logo, e desde já, firmo um compromisso com você (caso queira, é claro - compromisso firmado por uma parte é duro hein...eheh): vamos assistir Lost juntos, de uma tacada só, quando você voltar, ok?

    abraço Mi
    lindo post

    ResponderExcluir
  2. Re, muito obrigada! Você é uma das pessoas que sempre partilha minha compreensão das coisas!
    Nossa, eu vou adorar fazer uma maratona de Lost com você! Em outubro eu to aqui, se prepara!
    Beijo!

    ResponderExcluir